AMEIXA VERMELHA


Origem: Sudeste Asiático 

Características: A ameixeira é uma espécie já a muito tempo cultivada como bonsai em toda a Ásia. A variedade atropurpúrea destaca-se das demais pela bela coloração vermelho púrpura de suas folhas e frutos. As folhas com formato elíptico desta espécie brotam em cor vermelho vivo, quando maduras tornam-se púrpura e retornam ao tom vermelho vivo durante o outono antes de se desprenderem dos ramos para o inverno. Suas flores são compostas por 5 pétalas simples de cor rosada que podem gerar os frutos comestíveis de formato drupado, coloração púrpura e textura cerosa. Como bonsai, é muito impressionante o contraste de seu tronco rígido de cor escura com a delicadeza do formato e coloração de sua bela florada primaveril.

Ambiente: Embora se trate de uma espécie muito resistente, deve preferencialmente ser cultivada a sol pleno para sua perfeita saúde onde desenvolverá grande quantidade de flores e consequentes frutos. Resiste muito bem a invernos rigorosos com temperaturas a vários graus abaixo de zero, sendo este também um importante fator para manter seu ciclo regulado. Em ambientes internos somente próximos de janelas bem iluminadas e com uma boa ventilação, procurando sempre evitar longos períodos nesta situação.

Rega: Espécie muito exigente com a rega, não tolerando longos períodos de seca ou encharcamento. Nos meses de verão, regue generosamente até sair água pelos orifícios de drenagem e repita a operação quando a superfície do solo estiver levemente seca. Durante o outono e inverno observe diariamente a necessidade de água.

Adubação: Do início da primavera até o final do outono, recomenda-se que utilize o "Ciclo de Adubação”, especialmente elaborado para a nutrição adequada do bonsai. Não adube no inverno, nem plantas debilitadas ou recém transplantadas.
 
Transplante: A melhor época é o início da primavera e deverá ocorrer sempre que a massa de raízes estiver se tornando muito compacta, normalmente a cada dois anos. Nesse momento, aproveite para fazer a poda de 1/3 das raízes, retirando raízes defeituosas ou que estejam muito entrelaçadas.

Poda: Esta espécie exige atenção especial com sua poda, pois suas flores se desenvolvem ao longo dos ramos que amadureceram durante a primavera e verão, deste modo, recomenda-se só realizar uma boa poda de manutenção após sua florada. Podas estruturais mais delicadas podem ser realizadas durante os meses de inverno.

Aramação: Deve ser realizada durante os meses de inverno, enquanto a planta está dormente e sem folhas mas é importante observar que nesta época os ramos também tornam-se mais quebradiços exigindo mais atenção.

Propagação: A propagação é feita facilmente através da semeadura de sementes retiradas de frutos bem como por estaquia ou alporquia. 

Curiosidade: A ameixa tem presença marcante em toda a arte e cultura oriental estando sempre presente em arranjos florais, pinturas, esculturas e outros.


 
  • Formas de pagamento

  • Entregamos para todo o Brasil

O Bonsai - RC Plantas Ornamentais Ltda.| CNPJ: 09.500.325/0001-08

Av. Manoel Ribas, 3640 Cep: 82025-160 | Santa Felicidade - Curitiba - Paraná | Telefone Loja Física: (41) 3339-2580 | Telefone Loja Virtual: (41) 3339-2995

Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00 | Sábados das 9h00 às 16h00 | Domingos e Feriados Fechada