O ligustro está entre as espécies mais resistentes cultivadas como bonsai, pois é robusto e de crescimento muito vigoroso. Sua folhagem que se compacta com grande facilidade e seu tronco com madeira forte que permite entalhes o tonam ideal para a prática da arte pela grande variedade de técnicas que podem ser aplicadas. As folhas semi-perenes de formato ovado dispõe-se em pares nos ramos e suas flores brancas e perfumadas surgem na extremidades em forma de cacho, estas quando fecundadas formam pequenos frutos redondos de cor arroxeada e não comestíveis.
O bonsai de ligustro é muito atraente tanto pela beleza de sua folhagem e ramificações muito finas e compactas como pela rapidez com que se forma e amadurece.
Ambiente de cultivo
Todo bonsai deve ser cultivado preferencialmente a pleno sol, porém, esta espécie desenvolve-se bem em ambientes internos desde que esteja junto a uma janela que possa ser aberta diariamente fornecendo iluminação e ventilação, tendo em vista que a planta necessitará de 2 a 4 horas de sol por dia.
- Comprimento: 26 x 25 x 20 cm
- Idade Aproximada: 04 anos
- Largura do Tronco: 3 cm
- Medidas do Vaso: 15,5 x 12 x 5 cm
- Nome Científico: Ligustrum sinense