Cotoneaster Pêndula
O Cotoneaster Pêndula possui este nome devido a maneira em que se dispõe seus ramos que “pendem” da planta. Possui folhas verde escuras e brilhantes, tem flores brancas e bagas vermelhas.
Existem aproximadamente 50 espécies com um vasto número de formas. São arbustos caducifólios e em parte também perenes. Todos os cotoneaster têm em comum folhas alternadas, não divididas, de borda contínua, que nas espécies de folhas caducas adquirem uma bonita coloração outonal. Também têm em comum flores com pétalas em grupo de cinco, e delicados frutos ovóides de coloração avermelhada. As formas de crescimento das espécies são muito variadas. Alguns arbustos têm crescimento vertical, outros apresentam um aspecto mais ou menos arbóreo, e há também aqueles arbustos planos e rastejantes. São de crescimento rápido, porém, se cultivados em vaso, com o passar dos anos acabam tornando-se bastante lentos.
O Bonsai de Cotoneaster é, de fato, muito especial, principalmente por conta de suas características naturais que são muito proporcionais e pela abundante produção de frutos que o destacam em seu meio.
Ambiente de cultivo
Todo bonsai deve ser cultivado preferencialmente a pleno sol, porém, esta espécie desenvolve-se bem em ambientes internos desde que esteja junto a uma janela que possa ser aberta diariamente fornecendo iluminação e ventilação, tendo em vista que a planta necessitará de 2 a 4 horas de sol por dia. Esta espécie não tolera geadas, devendo ser protegida neste caso.