Kinkan
A laranjinha kinkan, como também é chamada, mesmo sendo semelhante aos tradicionais Cítricos, é na verdade classificada como Fortunella por conta da quantidade de gomos no fruto e pela casca saborosa de fácil consumo e digestão. No geral, trata-se de uma arvoreta que é composta por ramos com espinhos e folhas de cor verde lustrosa e dispostas alternadamente.
Seu grande destaque são os frutos deliciosos que podem ter diferentes formatos de acordo com a variedade como, redondo para "Marumi", elipsóides ou ovais para "Nagomi" ou piriformes para "Fukushu".
O bonsai de Kinkan é uma excelente opção para a ideia de formação de pequenos "pomares" por conta dos seus belos e saborosos frutos. Também é uma espécie resistente e de fácil cultivo e manejo.
Ambiente de cultivo
Todo bonsai deve ser cultivado preferencialmente a pleno sol, porém, esta espécie desenvolve-se bem em ambientes internos desde que esteja junto a uma janela que possa ser aberta diariamente fornecendo iluminação e ventilação, tendo em vista que a planta necessitará de 2 a 4 horas de sol por dia. Vale observar que a quantidade de horas de insolação influenciarão diretamente na quantidade e qualidade dos frutos.